Evangélicos podem ir a shows???

25/10/2011 20:38

As opiniões são polêmicas. Pastores revelam qual o verdadeiro sentindo em ser servo de Deus e o porquê meditar na lei do Senhor é mais importante do que ir a shows mundanos.

 

Por Aline Bittencourt

“Bem aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores e nem se assenta a roda dos escarnecedores”, diz a mensagem do salmo 1, verso 1. Partindo daí, vem a pergunta que não quer calar: Os evangélicos podem ir a shows considerados “do mundo”?

O cenário gospel está diversificado. Sabe-se que há um crescimento de estilos e gêneros dentro da música cristã. Com a formação de bandas de evangelização a bandas de louvor e adoração, e, com os mais variados ritmos desde forró até o pop, atualmente, há diversos eventos evangélicos que se espalham pelo país, com um número cada vez maior de adeptos.

"Não edifica"

Mas, mesmo o estilo gospel tendo essa diversificação em seus gêneros, ainda existem crentes que freqüentam shows não evangélicos. E as opiniões sobre esse assunto são variadas. “Poder ir a shows do mundo até pode, mas não deve! Porque não edifica”, é o que diz o pastor Emanuel de Meneses Costa, da Igreja Presbiteriana do Brasil.

De acordo com o pastor Emanuel, o tempo é tão precioso que não devemos gastá-lo naquilo que não edifica. “Se o evento chama mais atenção para o homem, se tem o caráter de show, não convém aos fiéis servos de DEUS. A alegria do crente está em adorar a DEUS, em prestar-lhe culto. A Igreja existe para prestar culto a DEUS e adorá-lo, ‘em espírito e em verdade’. Que os fiéis cantores evangélicos contentem-se em prestar culto” salienta o pastor.

Agora, se referindo aos shows evangélicos, o pastor Emanuel diz: “Não sou contra a apresentação de cantores ou bandas evangélicas e cobrança de ingressos, afinal, eles são merecedores de dobrados honorários. Sou contra é ao aspecto de show e também de showmício que deixou de ser culto. Tenho enorme prazer em pagar para a ministração de um cantor evangélico ou banda evangélica, desde que, o caráter seja de culto, e, que os mesmos tenham testemunho de fiéis servos de DEUS”, revela.

Ratificando a opinião acima, o pastor Gerson Vilas-Bôas da Igreja Betel, diz que: “Pode ir a shows mundanos, mas não deve, porque não estará dando um testemunho para crentes, descrentes, nem para si mesmo”, considera ele.

Crença individual

Já, para o pastor da Igreja Evangélica Assembléia de Deus, em Itabaianinha, Marcos Vinício Girão Borba, a boa musica precisa de letra inspirada e ritmo inspirado, isto é, musica gospel. “O crente que frequenta shows mundanos, é porque ainda não conheceu Jesus Cristo como salvador, necessita do milagre da regeneração, precisa meditar na lei do Senhor de dia e de noite”, comenta o pastor Borba.

No caso dos shows evangélicos, o pastor Borba diz que a música gospel deve ter uma composição escrita para expressar a crença individual com respeito à vida cristã. “Infelizmente a musica gospel saiu totalmente da visão Divina quanto ao seu propósito. Pois os cantores e bandas estão pensando no gosto musical das massas falidas, na multidão de mortos espirituais que irão comprar, pensando apenas em sucesso e venda de CDs e DVDs. Os cantores e bandas estão perdendo a visão espiritual quanto ao propósito de Deus para a música. E sabe por que tudo isto está acontecendo? Porque os cantores, as bandas com seus componentes não possuem um conhecimento bíblico apurado”, finaliza o pastor com as palavras: ERRAIS EM NÃO CONHECER AS ESCRITURAS.

Matéria disponível também na Revista CHAMA