Pedalar diminui as chances de sofrer infarto

28/09/2011 17:48

Por Aline Bittencourt

Cansaço, estresse, e o grande vilão: o sedentarismo. Estes são alguns dos motivos pelos quais as pessoas passam a andar de bicicleta, uma forma barata e saudável de perder alguns quilinhos indesejados e até mesmo melhorar a saúde do corpo. Dados recentes do Ministério da Saúde mostram que o número de sedentários está aumentando. Ele passou de 13,2% da população em 2003, para 16,4% em 2009.

Andar de bicicleta por prazer e lazer, para se sentir bem, gozando a companhia dos amigos, tem um bom argumento: melhoria da saúde física e mental. A jornalista Tais Olívia concorda com o argumento e diz que já pratica esse exercício há algum tempo. “Faço parte de um grupo de ciclistas aqui em Aracaju, e nos encontramos em alguns dias da semana para pedalar. Isso me ajudou muito na questão física e mental, já que ao pedalar entro em contato com a paisagem que, por sinal, é muito bonita, além de termos ciclovias que nos permitam andar em segurança”, afirma Tais.

Segundo a jornalista, a sensação do bem-estar é o principal fator para praticar essa atividade. “Faço academia, mas, o que mais gosto é andar de bicicleta. No final de cada pedalada, me sinto bem comigo mesma, e isso é meu objetivo final”, completa.

 

A prática do ciclismo tem enormes benefícios para a saúde. É o que revela o cardiologista especialista em cirurgia cardiovascular e professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Tocantis, Prof Dr. Henrique B. Furtado. Se passear de bicicleta de uma forma regular, reduzirá o risco de infarto do miocárdio em 50%. Com o exercício do pedalar, o ritmo cardíaco aumenta e a tensão arterial diminui, assim, baixa o colesterol de forma que os vasos sanguíneos venham a ter menos probabilidade de obstrução”, explica o cardiologista.

O cardiologista que liderou a equipe que realizou o procedimento da primeira cirurgia de ponte de safena em Tocantins, conta ainda que a prática de andar de bicicleta (o movimento das pernas todos os dias) ajudam os vasos sanguíneos a permanecem flexíveis e saudáveis. “Aqueles que andam de bicicleta com regularidade procuram-nos menos nas consultas. Muitos daqueles que apresentam mal estar, como dores lombares, sobrecarga ponderal ou risco de doenças cardiovasculares, bem podem investir na sua saúde usando a bicicleta”, aconselha o doutor Henrique Furtado.

Aqui na cidade, acontece já há quatro anos nas ruas da capital, o Passeio Ciclístico de Aracaju. De acordo com a SMTT, a atual administração municipal dentro da política de incentivo ao uso de bicicletas como meio de transporte, tem priorizado a implantação de novas ciclovias. Desde 2001, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito investiu mais de R$ 11 milhões na ampliação e estruturação de vias exclusivas para ciclistas.

“O aumento no número de pessoas que utilizam a bicicleta como meio de transporte é significativo. A crescente popularização do ciclismo em Aracaju tem refletido diretamente na qualidade de vida da população, o ar fica mais puro, Com menos carros nas ruas, o trânsito na cidade melhora, o estresse do dia a dia diminui e as pessoas acabam adotando hábitos mais saudáveis. A ciclovia, além de ser uma opção a mais para o Transporte Urbano, principalmente sendo integrado ao sistema de transporte coletivo da cidade, é um eficiente meio de locomoção”, informa a SMTT.

 

Matéria disponível também no Jornal do Ônibus!!!