Uma grande marca não nasce se faz!!!

10/10/2011 09:51

 

Por Aline Bittencourt

Matéria disponível também no site Informe Network

De acordo com o artigo de Silma Gois sobre Marketing Pessoal, “uma marca não nasce ela é construída com o tempo...” Tomando essa afirmativa como princípio para o sucesso e credibilidade de uma empresa, pode-se aplicar como exemplo, aqui em Sergipe, a Rede de Cooperação da Cadeia Produtiva de Petróleo e Gás - Rede Petrogas-SE.

Resultantes do convênio entre Petrobras e Sebrae, as redes estaduais de cooperação empresarial visam aumentar a competitividade de empresas fornecedoras de bens e serviços da cadeia de petróleo e gás natural.  

“Empresários de microempresas que prestavam serviços terceirizados para a Petrobras, em diversas áreas, vinham se reunindo desde 1998 e discutindo a melhora na qualidade dos serviços”, diz a gestora do projeto de petróleo e gás do Sebrae em Sergipe, Ana Lúcia Nunes.

Ela explica que nessas reuniões, com a participação de empresas, instituições e órgãos participantes direta ou indiretamente da Cadeia Produtiva do Petróleo e Gás de Sergipe, foram detectados os principais gargalos e potencialidades do setor.

“No ano de 2003, um grupo de dez pequenos empresários, formado em sua maioria por profissionais egressos da Petrobras, fez a seguinte indagação: como as pequenas empresas poderiam se fortalecer para ampliar a participação em um segmento tão competitivo como o do petróleo e gás, no qual prevalecia a grande empresa?”, conta a gestora.

Foi a partir daí que a Rede Petrogas começou a estruturar-se em 2003, depois de uma ação coordenada pelo Sebrae/SE e Petrobras, na qual realizaram um diagnóstico da cadeia de petróleo e gás.

Papel importante

A Petrobras teve um importante papel na economia sergipana, sendo a responsável por 40% do PIB industrial. Desde a sua fundação a Rede Petrogas-SE tem buscado interagir e se integrar a outras redes no Estado e no Brasil, a exemplo da Rede Sergipe de Tecnologia, da Rede de Metrologia de Sergipe e das demais redes petro, buscando assim o fortalecimento e o desenvolvimento de suas atividades e de seus associados. 

Atualmente a Rede é composta por instituições de fomento, universidades, governos, grandes e médias empresas, lideradas pela Petrobras, e pequenas empresas fornecedoras. São elas: Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI; INSTITUTO EUVALDO LODI; Petróleo Brasileiro - Petrobras; Universidade Federal de Sergipe - UFS; Universidade Tiradentes – UNIT.

Empreendedores individuais

O Sebrae e a Petrobras possuem um projeto com potenciais empreendedores individuais para que se tornem fornecedores da estatal de petróleo. O Empreendedor Individual abrange mais de 400 atividades desenvolvidas por empreendedores por conta própria.

 

Entre essas atividades estão pipoqueiro, chaveiro, marceneiro, serralheiro, montador de esquadrias, podador de árvores, carroceiro e barqueiro. Conforme a gestora do projeto de petróleo e gás do Sebrae em Sergipe, Ana Lúcia Nunes, a seleção dos municípios participantes da ação leva em conta a situação socioeconômica da cidade, onde a maioria dos negócios são informais.

 

“Tomamos por base, ainda, o comprometimento dos gestores públicos com o apoio e incentivo ao desenvolvimento municipal por meio dos micro e pequenos negócios", garante Ana Lúcia.

 

Fornecedores locais

 

Para quem deseja fazer parte dos fornecedores locais, o Sebrae disponibiliza o link que está na capa do portal e na página de Petróleo e Gás, localizada ao lado direito do site.

É só acessar www.se.sebrae.com.br

 

Com informações da Agência Sebrae